top of page
Featured Posts

Comprar ou Adotar? Quebrando o tabu!

dog-portrait-with-kid[1].jpg

Há algum tempo atrás, os amantes dos animais não tinham acesso ou condições de ajudar a salvar a vida de cães abandonados ou vítimas de maus-tratos. Hoje, graças ao poder de alcance da informação, esse número de pessoas tem crescido dia a dia. A mãe natureza agradece, mesmo porque, nossa espécie está em débito com ela, e que débito!!!

Os esforços dessas pessoas, comovem a todos que conhecem seu trabalho. Não há como, não se emocionar com as histórias com final feliz, ou não se comover com as histórias tristes, que ainda não tiveram o mesmo final. Entretanto, como bom ser humano que somos, deixamos a nossa consciência estragar tudo e fica mais difícil enxergar a situação como um todo. Nossas emoções nos guiam, e é comum ouvir críticas e em alguns casos, julgamentos de pessoas que são contra a compra de cães. Por outro lado, infelizmente, ainda há muito preconceito com cães sem raça definida. Esse debate muitas vezes é levado para o lado pessoal, mas antes de tudo, não devemos nos esquecer que para a mãe natureza, todos temos o mesmo valor.

A relação homem & cão é milenar, um vem auxiliando na evolução do outro, a partir da domesticação do lobo. O homem aprimorou a caça, e aumentou a segurança de sua comunidade com ajuda do cão. O cão conseguiu fortalecer a sua matilha e as caças ficaram mais fáceis com alimentação abundante, devido ao trabalho em equipe. De lá até hoje, muita coisa aconteceu, ao longo dos anos os conhecimentos genéticos, possibilitaram a criação de diversas raças, criadas para atender necessidades específicas, e outras por acidente mesmo. Algumas já foram até extintas, mas muitas dessas raças estão presentes até hoje, nos fazendo companhia ou atendendo as mais diversas necessidades humanas. Até que finalmente passamos a classificá-los como cão doméstico.

Os cães domésticos estão adaptados a conviver em comunidades humanas, já não tem as mesmas necessidades dos lobos, como a caça por exemplo, passamos a contar com o outros tipos de serviços, os quais são capazes de fazer melhor que nós. Temos cães-guias, cães salva-vidas e de resgate, cães farejadores, cães de guarda, cães para terapia e para recreação em hospitais e creches, auxiliando pecuaristas no pastoreio, e muitas outras atividades. É evidente que essa relação é benéfica para ambas as espécies.

Assim, não podemos deixar de valorizar os benefícios que cada raça tem para nós. Um cão SRD é um excelente cão de companhia, quem quer ter um peludo somente para amar, vai encontrar tudo o que precisa, e não vai precisar gastar. Porém, se você for um deficiente visual, pode ter muita dificuldade ao treinar o seu cão para ser um cão guia. Nem todas as raças possuem um faro apurado, e assim, não é qualquer cão que teria facilidade em encontrar e salvar pessoas em um desmoronamento, por exemplo. Nem todos os cães são pacientes e dóceis, e por isso, alguns não conseguiriam animar crianças abandonadas ou doentes em creches e hospitais. Existem raças específicas que fazem esse trabalho por nós com um prazer incrível. É possível encontrar cães SRD para todos esses serviços SIM! Porém, não há um padrão comportamental definido dos SRDs, afinal eles tem origem de misturas entre raças, e alguns casos, bem distintas. O resultado destas misturas serão sempre uma dúvida, e é difícil perceber, sem conhecer o cão, quais habilidades ele possui, ou seja, é importante preservarmos as raças que já possuem seu padrão comportamental definido, os quais tem tanta facilidade e prazer em nos auxiliar.

Mas eu não tenho nenhuma necessidade especial, quero um cão para amar, não posso comprar um de uma raça que eu admiro? Por incrível que pareça, tem pessoas que sentem culpa por querer algo assim. Mas você pode livrar a sua consciência. Você pode sim ter um cão da raça que preferir. Nesse caso, o certo ou o errado estará relacionado com o local onde você vai adquirir o animal, ou seja, o criador é o x da questão.

Como há muitos amantes dos cães, há muitas oportunidades para quem trabalha com os animais. Conseguir algum dinheiro vendendo cães não é necessariamente tão difícil. Alguém sem nenhuma experiência é capaz de procriá-los no quintal de casa. Certamente, isso não será feito de forma profissional e os principais pontos não serão se quer considerados. Há amadores que exploram fêmeas, forçando uma ninhada atrás da outra, até que ela fique fraca, e não consiga mais ter uma nova ninhada. Quando o interesse é apenas comercial, esses animais são muitas vezes abandonados ou sacrificados. Há amadores que simplesmente, pegam os filhotes e os enclausuram em jaulas ou aquários de 1m² para exposição. As vezes até menor que isso. Por dias, semanas, ou até serem vendidos, sem condições nenhuma de higiene, nem sequer com a alimentação. Muitos criadores os abandonam, quando demoram para serem vendidos, eles crescem e acabam perdendo o charme que todo filhote tem. Expor um filhote a esse tipo de situação, pode gerar traumas e desvios de comportamento gravíssimos de difícil reversão.

Por outro lado há profissionais criadores exemplares, que pesquisam e estudam as raças, que trabalham duro, a fim de, preservar o padrão original delas, que muitas vezes são milenares. São pessoas sérias, que dão o devido tratamento que todo animal merece. Criam estruturas para atender as necessidades específicas de cada uma das raças, e acabam se tornando verdadeiros especialistas das raças que trabalham, o que os torna verdadeiros guardiões da natureza. Quem não gostaria de preservar uma espécie milenar? Já perdemos algumas raças na história, justamente por falta dessa consciência.

Comercializar de forma séria e nas condições ideais leva tempo, dedicação e é caro. Não é fácil fazer esse tipo de trabalho sem remuneração, quem é ativista de resgate de animais sabe muito bem disso, pois sentem na pele o quanto é difícil realizar o trabalho, onde a dificuldade é ainda maior. (Embora sejam situações diferentes, onde o governo deveria oferecer o suporte a este tipo de atividade ... mas esse é um assunto para outra hora ... Por isso prepare-se, se você buscar um criador sério, vai pagar caro pelo seu animal. Se o valor de um animal criado com as condições ideais for caro em sua opinião, não abaixe o padrão! Adote! Pesquisando você pode encontrar cães para doação de todas as características que você possa imaginar. Basta se dedicar um pouquinho e participar das inúmeras comunidades que temos pela internet.

Hoje, graças à dívida de nossa espécie com a mãe natureza, temos uma necessidade maior por adoção, do que de preservação de raças, mas isso não quer dizer que devemos cogitar abandonar essa preservação. Precisamos que os criadores sérios continuem preservando as espécies caninas, precisamos focar os esforços nos inúmeros cães abandonados que as cidades criam, buscar soluções políticas, precisamos de leis sérias, contra o abandono e violência animal.

Adote e ajude a diminuir esse problema, mas não deixe a culpa te impedir de realizar um sonho. Se você está em dúvida, eu tenho uma dica para você: Tenha dois peludos. É muito saudável pra eles. Eles fazem companhia um para o outro quando você não puder estar junto, isso é incrível, já que a pior parte para eles é quando você vai embora!

Escrito por:

Paulo Donke

Paulo Donke é adestrador e fundador da empresa Allpha Pack

*As partes desse texto representam a opinião do autor, e não devem necessariamente ser interpretadas como opinião da Allpha Pack.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Nenhum tag.
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page